top of page

Atravessamentos, 2019

Exposição Coletiva

Andrea Campos de Sá,
Walter Menon,
Bia Medeiros,
Brunetty BG,
Carpio de Morais,
Fernanda Azou,
Gustavo Silvamaral,
Jamila Maria,
Lua Cavalcante,
Miguel Simão,
Rafael da Escossía,
Rosa Luz,
Wagner Barja,
Waleska Reuter e
Rayza Rodrigues

Curadoria Pietra Sousa

Artistas Andrea Campos de Sá e Walter Menon Bia Medeiros Carppio de Morais Miguel Simão Wagner Barja Waleska Reuter

A arte como travessia.

A mostra reúne, intencionalmente, artistas de diferentes gerações, a convite do Projeto Fuga/Ateliê Valéria Pena-Costa e da galeria A Pilastra, que, juntos, realizam a Ocupação 9 da Galeria Casa. É configurada, ao mesmo tempo, como um confronto e um amálgama de artistas de diferentes linguagens e, sobretudo, em diferentes pontos do percurso. Mestres ou alunos, o que os equipara são as obras como suporte para a reflexão e veículo para a coragem. Aqui, o confronto cede lugar ao coro.

(rascunhos sobre os verbetes aplicados à arte:)

Travessia [De travessar + -ia1.] Substantivo feminino.

Ato ou efeito de atravessar uma região, um continente, um mar, etc.; travessa. (Caminhando sobre a história, testemunhando a história, fazendo a história.) 2.Mar. V. vento de travessia. Vento contrário à navegação. (A arte passa por ele, a história muda, a arte resiste.) 3.Bras. Ação de atravessar gêneros, de açambarcar mercadorias.

A Pilastra

Artistas Brunetty BG Fernanda Azou Gustavo Silvamaral Jamila Maria Lua Cavalcante Rafael da Escócia Rosa Luz Rayza Rodrigues

deboche - sociedade - crítica - realidade - pesquisa - raça

A nova geração de artistas contemporâneos que têm o DF como berço da produção, artistas que migram diariamente pra se aprimorarem, batalham nas garras o espaço que lhes foi negado. Geração do atravessamento afrontoso, do dedo na ferida do estabelecimento. Aqui, nessa mostra pensada em conjunto com o Projeto FUGA/Ateliê Valéria Pena-Costa, se apresentam o que é ou pode vir a ser o passado, presente e futuro do que foi, é e será marco na história da arte brasiliense.

Ousado? Talvez. Mas ninguém que se propõe a participar dessa ocupação por três semanas recebeu o convite por trabalhar pouco. Sejam bem vindes a Atravessamentos, aquela que atravessa lagos, pontes, tempos e corpos.

Galeria Casa

Brasília - DF

06/11/2019 - 24/11/2019

bottom of page