top of page

PUTEAL, 2019

Exposição Coletiva

Fernanda Azou,
Isabela Couto,
Jamila Maria,
Maria Laura,
Pamella Anderson,
Paula Catu e
Thalita Caetano

Curadoria Gisele Lima

Puteal consiste em uma série de eventos/ações envolvendo artistas mulheres e não binéries, coordenadas pela curadora Gisele Lima. Realizadas dentro do período de sete semanas, ocupando a Galeria A Pilastra durante os meses de julho e agosto. O projeto foi dividido em três momentos, sendo o primeiro deles a realização de uma feira para artistas e artesãs; Um ateliê aberto, com duração de 4 semanas com as artistas Fernanda Azou,

Jamila Barbosa, Isabela Couto, Maria Laura, Paula Cathoud, Pamella Anderson e Thalita Caetano. O qual também contou com uma ampla programação construída coletivamente, recebendo rodas de conversas, oficinas e performances abertas ao público. A última etapa consiste na exposição, esta que você visita agora.

A Feira Puteal Realizada dia 06 de julho, conjuntamente com o início do Ateliê aberto. Onde mais 18 artistas expositoras ocuparam a galeria com seus trabalhos a venda. Essa feira nasceu a partir do desejo de que mais artistas fossem alcançadas e beneficiadas pelo projeto. Tendo em vista a ainda predominância masculina em todas as áreas de produção e trabalho a feira tem como propósito levar ao público um conjunto, rico e variado da produção artística feminina do Distrito Federal.​

O ateliê aberto Entre o período do dia 07 de julho e 02 de agosto as artistas Fernanda Azou, Jamila Maria, Isabela Couto, Maria Laura, Pamella Anderson ,Paula Catu e Thalita Caetano, juntamente com a curadora Gisele Lima, passaram a habitar A Pilastra com seus processos de criação. Um conjunto heterogêneo, com poéticas, muitas vezes distantes, com trajetórias e formações distintas, no entanto rico pelo seu potencial de troca. A construção pelo coletivo, e pela convivência foi uma provocação para o desvelamento de processos, compartilhamento de técnicas e ideias.

A exposição Com abertura prevista para o dia 03 de agosto e encerramento dia 24 do mesmo mês, é composta pelos trabalhos resultantes do ateliê aberto. Nela estão em exibição alguns novos pontos de partida e talvez algumas conclusões; Afetos e desamores; Diálogos riquíssimos e também algumas desavenças. Durante esse período também serão realizadas outras atividades como visitas guiadas e conversas sobre o projeto Puteal.

Galeria A Pilastra

Brasília - DF

06/06/2018 - 08/09/2019

bottom of page